Dança e Expressão Corporal para Crianças

Introdução


screenTitle_dancaparacriancas A criança é corpo e movimento em tudo o que faz – seu corpo é ativo no espaço que ocupa, comunica-se com os corpos ao seu redor, interage com eles. Necessita estar, ser, sentir, expressar-se. Chora, ri, grita, corre, brinca. A dança, além de mobilizar o potencial expressivo, torna a criança consciente de suas ações e atitudes corporais.

A vivência das possibilidades do corpo por meio desta linguagem contribui de inúmeras formas para o desenvolvimento saudável da criança: desenvolve habilidades psicomotoras, favorece a formação de conceitos e solução de problemas, estimula a interação social, organiza o gesto e movimentação cotidianos, desenvolve a orientação tempo- espaço, preserva e estimula o potencial criativo-imaginário. Enfim, a dança é tida como forma de manifestação artística que contribui para formação intelectual, física e sócio-emocional do ser humano.




Proposta


DANÇA CONVIVENDO: Nossa proposta é que a dança seja vivenciada pela criança não só pelo FAZER, mas também pelo CRIAR e APRECIAR. As crianças compartilham idéias, reproduzem movimentos, inventam suas próprias danças, improvisam, observam.

Como atividade complementar às aulas, realizamos atividades lúdicas e artísticas diversificadas, sempre visando interação social e educação global da criança. Esta atividade é denominada CONVIVENDO.

Aula


A aula de dança inclui:

* técnicas básicas de dança e educação do movimento;
* exploração de movimentos espontâneos;
* exploração do espaço;
* relação som-movimento;
* improvisação e composição coreográfica;
* atividades rítmicas e de coordenação motora;
* sensibilização para o toque (massagem);
* apreciação de estilos variados de dança.

Para viabilizar estas atividades, inúmeros materiais são utilizados como recursos didáticos: lenços, pranchas de equilíbrio, instrumentos de percussão, brinquedos e jogos diversificados, massageadores etc.

Depoimentos


"'X' se tornou mais segura no uso do corpo, mais arrojada e independente; tem mais noção espacial. Seu gosto pela dança e pelo dançar aumentaram muito. Ela passou a fazer 'dancinhas' (coreografias) para todas as ocasiões da vida: dança do banho, dança de escovar os dentes, vestir as roupas etc."
Depoimento de mãe de aluna de três anos, após um ano de aula.

"Lá em casa, sempre que toca alguma música, elas acompanham de alguma maneira. Criam juntas seus movimentos e coreografias, prestando atenção ao que estão fazendo."
Depoimento de mãe de duas alunas de quatro e seis anos, após seis meses de aula.

"O resultado e o progresso são visíveis, não só no que se refere aos movimentos corporais, mas também à própria postura e demais atitudes comportamentais."
Depoimento de mãe de duas alunas de seis anos, após um ano de aula.

Informações


Professora Claudine
(16) 3376-1668 /8139-8937

divulga